terça-feira, 27 de novembro de 2012

São Bernardo do Campo inaugura centro de audiovisual


A Prefeitura de São Bernardo do Campo inaugura, na segunda-feira, 26/11, às 19h, o Centro de Audiovisual, um moderno espaço para a formação de novos profissionais e de difusão de produtos cinematográficos e de peças para a TV e animação.

Participam do coquetel de inauguração, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), no Bairro Planalto, o prefeito Luiz Marinho e a ministra da Cultura, Marta Suplicy.

A abertura do Centro de Audiovisual é a primeira etapa do projeto de revitalização dos antigos Estúdios Vera Cruz, marco importante na história cultural de São Bernardo do Campo e do Brasil.

Com equipamentos de tecnologia de ponta, o Centro de Audiovisual vai oferecer cursos gratuitos, com matérias teóricas e práticas, nas áreas de Cine/TV e de Animação 2D e 3D.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 27 de novembro pelo site www.saobernardo.sp.gov.br/cultura/cav. A escola terá capacidade para atender a 225 alunos. Os cursos terão duração de um ano e meio, divididos em três semestres. As aulas para a primeira turma, de 75 alunos, começarão em março de 2013, após o processo seletivo.

O novo espaço é resultado de um convênio entre a Prefeitura de São Bernardo e o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.


Sobre o CAV

O CAV é um programa de governo, fruto de um convênio com o Minc – Ministério da Cultura – que tem como foco a formação, pesquisa, produção e difusão da criação audiovisual. É a primeira etapa do Projeto de Revitalização dos Estúdios Vera Cruz.

O CAV – Centro de Audiovisual – oferecerá cursos gratuitos na área de Cinema/TV e Animação com duração de 3 semestres cada um, e têm como norte aliar duas áreas da produção audiovisual, no caso, a tecnologia e o fazer/ pensar artístico, um formato inédito em cursos de formação para o audiovisual no Brasil.

Além dos cursos regulares o CAV oferecerá palestras, workshops, reciclagem para profissionais, outro destaque será seu Núcleo de Produção, formado por profissionais experientes, o que possibilitará o estágio dos próprios alunos durante a formação, tendo condições para a criação de peças audiovisuais para a própria prefeitura, o apoio a artistas e produtores locais, e até mesmo apoio a produção de projetos externos de realizadores de médio e grande porte.

O CAV também atuará na difusão do audiovisual na cidade, seja com exibições e oficinas fora do espaço físico do Centro, seja com o compartilhamento de toda a produção dos alunos para além dos muros da escola. Para que essas ações ocorram, a equipe do CAV e da Secretaria de Cultura atuará junto aos cineclubes e outros equipamentos, como teatros, bibliotecas e praças da cidade.

Com estrutura para atender até 225 alunos, o CAV irá operar no complexo do Cenforpe, sendo que um dos andares dos alojamentos lá existentes foi totalmente reconstruído para atender as especificidades que um projeto desse porte exige.

O Centro contará com um estúdio de 100 metros quadrados, cabine para dublagem e locução, duas ilhas de edição, espaço para abrigar as produções e as salas de aula, que contará com equipamentos de ponta utilizados pelo mercado.O objetivo é que o aluno formado pelo CAV saia apto a exercer tanto uma carreira técnica na área de audiovisual quanto uma carreira mais artística, com vistas à produção audiovisual, a geração de renda e fomento à cadeia produtiva na cidade.

Outra grande novidade do CAV é a área de animação, onde o aluno que escolher esse curso poderá aprender na prática a produção de filmes e séries em animação, seja na técnica de animação tradicional, na qual os desenhos são feitos um a um, ou também nas técnicas de animação 2D Digital e 3D, tudo baseado em softwares de última geração e em computadores com tecnologia Apple.



Nenhum comentário:

Postar um comentário