quarta-feira, 16 de março de 2011

Cine Afro Sembene Apresenta: O preço do perdão, de Mansour Sora Wade

Convite

Após merecidas férias e balanço para reflexão, o Cine Afro Sembene retorna ao Centro Cineclubista de São Paulo (CECISP) a todo vapor e com novidades para o biênio 2011/2012. "Hoje, é preciso cultivar a machamba da Revolução nos carreiros do mato, gastando as mãos e os olhos em esforços longos e vastos. Tropeçando, caindo e de novo erguendo-se, aprendendo e formando-se na experiência humana de dores e de vitórias e colhendo os primeiros frutos. Ainda mirrados, mas já frutos camaradas", já dizia Marcelino dos Santos, um poeta de Moçambique. Amantes da milenar cultura e da jovem cinematografia africana, aguardem. O cardápio promete para todos os gostos e paladares. Sábado, 19 de março de 2011, a partir das 19 horas, o Senegal nos contemplará com um filme de Mansour Sora Wade:


O PREÇO DO PERDÃO (LE PRIX DU PARDON). França/Senegal, 2001, legendas em português. Direção  Mansour Sora Wade, duração 90 minutos. Sinopse: Um espesso nevoeiro cobre há vários dias uma aldeia da costa sul do Senegal, e impede as pirogas de entrar no mar. O velho religioso da aldeia está moribundo e não pode executar os ritos. Seu filho de 20 anos, Mbanik ganha a confiança da população e cativa a jovem Maxoye. Mas seu sucesso desperta a inveja de Yatma, seu amigo de infância. Acervo:
Oubí Inaê Kibuko.

Sobre o Diretor: Mansour Sora Wade nasceu no Senegal em 1952 e estudou em Paris, onde completou um mestrado em cinema. Entre 1977 e 1985 foi responsável pelo arquivo de audiovisual no Ministério da Cultura do Senegal. Depois de ter feito várias curtas-metragens e documentários, “Le Prix du Pardon” (2002) é o seu primeiro longa-metragem de ficção, tendo recebido prémios nos festivais de Amiens, Fribourg, Milan e Montreal.


Realizou também:

Fary l’ánesse, 1989, ficção.

Taal Peex, 1990, ficção.

Aïda Sauka, 1993, documentário.

Isso Lo, 1994, documentário.

Les Laveurs du Banco, 1996, documentário.

Les Plasticiennes de Ouakam, 1996, documentário.


LOCAL: CECISP – Centro Cineclubista de São Paulo
Rua Augusta, 1239, conj. 13 e 14 – São Paulo
Próximo a Avenida Paulista - Metrô Consolação
Horário: 19 horas - Entrada Franca

Informações: (011)3214-3906

Realização: Forum África

Colaboração:

Compareça e ajude a divulgar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário