terça-feira, 1 de março de 2011

Cursos de Literatura & Cinema na Puc e no MUBE




LITERATURA E CINEMA NA PUC

A literatura e o cinema são duas formas distintas de expressão artística, porém com profundas ligações entre si. Para analisar a relação entre essas duas linguagens e exercitar a escrita de vários gêneros ligados ao universo cinematográfico e literário, a COGEAE/PUC-SP está oferecendo o curso de extensão “Literatura e Cinema”.

O objetivo do curso é apresentar, para pessoas interessadas em atuar como roteiristas ou críticos de cinema e literatura, um panorama das possibilidades na área. Os participantes terão a oportunidade de aprimorar a sua técnica narrativa, exercitando a produção de diferentes gêneros literários, como o conto, o ensaio, a crítica e a peça de teatro em um ato.

Durante o curso, serão exibidos e/ou analisados filmes clássicos inspirados em obras de ficção, como “Vidas Secas”, de Nelson Pereira dos Santos, “Fahrenheit 451”, de François Truffaut, “Laranja Mecânica”, de Stanley Kubrick, “O Processo”, de Orson Welles e “Apocalipse Now”, de Francis Ford Coppola. Também serão discutidas as obras de autores adaptados para o cinema, como Machado de Assis, Erico Verissimo, Rubem Fonseca, Stendhal, Fiódor Dostoiévski e Truman Capote, entre outros.

DIRIGIDO A: Estudantes de ensino médio e de graduação em qualquer área, com vontade de trabalhar como roteiristas ou críticos de literatura e cinema, além de interessados no assunto em geral.

Categoria: EXTENSÃO
Unidade: Unidade Consolação/SP
Promoção: PUC-SP - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes

Investimento: R$ 269,00 + 3 parcelas de R$ 269,00

Informações: (11) 3124-9600
Início em: 22 de março de 2011
Duração: 60 horas
Horário: Terças-feiras, das 18h30 às 22h30 - aulas semanais

Fonte: PUC/SP

MUBE: CINEMA E LITERATURA EM DIALOGO COM O NOSSO TEMPO

Sinopse: O curso em questão estabelecerá uma interface entre cinema e literatura, com vistas a compreender a crise que se instaurou em nossa época desde o fim do século XIX até a atualidade. Da morte de Deus à aurora do burguês; do ordenamento do caos ao confinamento da loucura; da crise da verossimilhança ao crepúsculo do burguês, dialogaremos com Borges, Scorcese, Defoe, Dostoiévski, entre outros grandes nomes.

Professores:

Olívio Guedes: Diretor Cultural do MuBE – Museu Brasileiro da Escultura.

Donny Correia: Cineasta, poeta e tradutor. Atualmente gerencia o Espaço Cultural Haroldo de Campos – Casa das Rosas e é membro do Mallarmidia Lab Artexperience, grupo de desenvolvimento multiartísco.
Página na internet: Mallarmidia – Artexperience:
www.mallarmidia.blogspot.com

Flávio Ricardo Vassoler: Mestre em Teoria Literária pela FFLCH/ USP, escritor, professor e palestrante. Ministra cursos na Casa das Rosas no Festival Curta Fantástico e no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura. Página na internet: Subsolo das Memórias:
www.subsolodasmemorias.blogspot.com


21/02: (1) Dom Quixote ainda pode mover moinhos? O Gabinete do Dr. Caligari, de David Lee Fisher, e Pierre Ménard, de Jorge Luís Borges.

28/02: (2) Pai, por que não me abandonaste? A Última Tentação de Cristo, de Martin Scorcese, e O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago.

14/03: (3) A aurora do burguês. O Enigma de Kaspar Hauser, de Werner Herzog, e Robinson Crusoé, de Daniel Defoe.

21/03: (4) Se Deus não existe, tudo é permitido. Crimes e Pecados, de Woody Allen, e Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski.

28/03: (5) Loucos são todos os outros. Enfermaria nº 6, de Anton Tchekhov, e Um estranho no ninho, de Milos Forman.

04/04: (6) O caos não se deixa quantificar. A Onda, de Dennis Gansel, e Guerra Civil, de Hans Magnus Enzensberger.

11/04: (7) E no momento em que te odeio e quero vingar-me – eu te amo. Psicose, de Alfred Hitchcock, e O Túnel, de Ernesto Sabato.

18/04: (8) Genealogia do amoral. Ônibus 174, de José Padilha, e Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca.

25/04: (9) O crepúsculo do burguês. O Cheiro do Ralo, de Heitor Dhalia, e Eugênia Grandet, de Honoré de Balzac.

02/05: (10) A co-incidência do acaso. Amores Perros, de Alejandro González Iñárritu, e Seis personagens à procura de um autor, de Luigi Pirandello.

Informações e inscrições:
mube@mube.art.br
Tel: 2594-2601

Fonte: Museu Brasileiro da Escultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário